Manaus intensifica seu compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida com o anúncio do plantio de 15 mil mudas de árvores em 50 espaços públicos da capital em 2025. A iniciativa, parte do Programa de Arborização e Conservação Florestal (Manaus Verde), foi apresentada nesta segunda-feira (13/1) em solenidade na Avenida Constantino Nery, com a presença do prefeito em exercício, Renato Junior, e do secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.

O evento marcou também o início do plantio de 150 mudas de espécies nativas, como ipês, oiti, jutairana e chuva de ouro da Amazônia, em um trecho de 5 quilômetros entre o complexo viário de Flores e o Terminal de Integração 1. Segundo o prefeito em exercício, a meta para 2025 representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores, triplicando o número de árvores plantadas no ano passado.

O programa Manaus Verde tem sido fundamental para a expansão da cobertura vegetal na cidade, abrangendo desde a produção e plantio de mudas até a doação à população e a manutenção da arborização pública. Dados da prefeitura revelam que, entre 2021 e 2024, mais de 23 mil mudas foram plantadas e mais de 261 mil foram doadas à comunidade.
O secretário Fransuá Matos destacou o compromisso da gestão do prefeito David Almeida em tornar Manaus uma referência em arborização e qualidade de vida, alinhando as ações com metas ambientais e contribuindo para um futuro mais sustentável para a cidade.
