Concurso Unificado 2024: Candidatos já podem conferir seus resultados

Brasil

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2024 já podem acessar seus resultados individuais. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Cesgranrio liberaram a consulta nesta terça-feira (4), às 10h.

Os candidatos do bloco temático 8 (nível médio) já podem conferir a classificação definitiva, enquanto os participantes dos blocos temáticos de nível superior (1 a 7) tiveram acesso às listas provisórias de classificação e às convocações para os cursos de formação.

A comunicação dos resultados foi feita por diferentes canais: além da área do candidato no site da Cesgranrio, todos os participantes receberam mensagens personalizadas pelo portal Gov.br, além de e-mails e notificações via WhatsApp.

Na tarde desta terça-feira, oito editais foram publicados no Diário Oficial da União, incluindo os resultados finais do bloco 8 e a lista de convocados para cursos de formação nos demais blocos. A lista definitiva dos aprovados sem necessidade de curso de formação será divulgada em 28 de fevereiro.

A divulgação dos resultados ocorreu apesar de recomendações do Ministério Público Federal (MPF) para suspender a publicação, devido a questionamentos sobre a aplicação das cotas raciais. Além disso, a Defensoria Pública da União (DPU) cobrou esclarecimentos sobre possíveis falhas na etapa de heteroidentificação dos candidatos.

O CPNU, realizado em agosto de 2024, foi um marco na história dos concursos públicos no Brasil. Com mais de 2,1 milhões de inscritos, a seleção oferece 6.640 vagas para cargos de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal. As remunerações variam entre R$ 3.741,84 e R$ 22.921,71.